ALTERAÇÕES CARDÍACAS PÓS-COVID
- Med&Co.
- 26 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

No início da pandemia, acreditava-se que o novo coronavírus afetava apenas os pulmões. Com o passar dos meses e das descobertas científicas, descobriu-se que a covid-19 pode deixar sequelas cardíacas — durante ou depois de ter sido infectado, por algum período ou, em porcentagens baixas, de forma crônica.
Estudos apontam que cerca de 30% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus podem ter algum grau de acometimento cardiovascular durante a infecção, mas, menos de 1% vão ter alguma sequela cardíaca, e desenvolver uma doença crônica a longo prazo. Desta parcela, os principais grupos de risco são os pacientes que já apresentavam cardiopatias, principalmente os que têm hipertensão.
Membros da Sociedade Brasileira de Cardiologia concluíram que assim como a infecção de Covid pode ocorrer em diversos graus – do mais moderado ao mais grave – em uma infecção leve pode não comprometer o coração, mas, nos casos graves, causar inflamações, como a miocardite viral. Em alguns casos, essa inflamação pode ser caracterizada até como uma insuficiência cardíaca, que é a dificuldade do coração de exercer sua função primordial de bombear sangue. Outras doenças cardiovasculares comuns após a infecção são a arritmia, taquicardia sinusal e extrassístoles. Os principais sintomas relatados por pacientes recuperados da Covid foram palpitações, dor no peito, tontura e falta de ar.
Os tratamentos para esta parcela de pacientes recuperados será indicado de acordo com cada caso, respeitando as contraindicações presentes, a estabilidade clínica e outras disfunções, mas podem variar de um simples precauções no cotidiano até que as funções cardíacas estejam novamente estáveis, até a angioplastia e a revascularização.
Como pouco ainda se sabe sobre este novo vírus e com tantas novas cepas sendo descobertas a cada dia em todo o mundo, é prudente e necessário que todo paciente pós-covid faça um check-up cardíaco e tenha acompanhamento de um médico da área. Outra recomendação importante é que monitore sempre as suas condições físicas e procure um médico se sentir qualquer sintoma anormal ou cansaço extremo por muito tempo. As atividades que exijam mais esforço físico como práticas esportivas de alta intensidade também devem ser evitadas ou feitas com prudência até que se tenha certeza de que está tudo bem com o coração.
Conte com a Med&Co para o acompanhamento da sua saúde sempre que precisar.

Márcio Barbosa Guimarães Cota / CRM-MG 9643
Cardiologista e Especialista em Dependência Química Diretor e Responsável Técnico da Med&Co
留言