top of page

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ESCOLHER O DIU

  • Foto do escritor: Med&Co.
    Med&Co.
  • 22 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 11 de set. de 2020




O QUE É: É um método contraceptivo inserido dentro do útero por um médico ginecologista/obstetra que impede a passagem dos espermatozoides e não permite o encontro com o óvulo. A grande vantagem é a comodidade e a alta durabilidade: além de ser praticamente imperceptível durante o uso, ainda pode proteger a mulher durante 5 a 10 anos, dependendo do produto. OS TIPOS E SUAS DIFERENÇAS: Existem dois tipos: o dispositivo intrauterino (DIU), feito de cobre e o sistema intrauterino (SIU), que libera uma pequena quantidade de hormônio no útero. Ambos podem ser inseridos de maneira simples e rápida, no próprio consultório médico e possuem alta eficácia, muito superior quando comparado com outros métodos de curto prazo como as pílulas, injeções, anéis e adesivos. OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS: Os métodos contraceptivos intrauterinos (DIU e SIU) possuem vários benefícios para a saúde da mulher, principalmente quando comparados com outros métodos:

· pode ser usado pela grande maioria das mulheres. Existem poucas situações em que o método é contraindicado

· é um método de longo prazo (DIU de cobre pode ser usado por dez anos e o SIU hormonal por cinco anos)

· sua inserção é feita no próprio consultório médico, por um ginecologista. O procedimento dura poucos minutos e não tem a necessidade de sedação ou anestesia, embora para algumas mulheres seja um pouco mais desconfortável (cólicas mais intensas durante poucos segundos)

· seu índice de falha é extremamente baixo, similar aos de métodos cirúrgicos como a laqueadura ou vasectomia

· após a inserção e a possibilidade de dois a três dias de leve desconforto (semelhantes à cólicas menstruais), o uso é imperceptível, a maioria das mulheres nem se lembra que usa o dispositivo.

QUAIS REAÇÕES ADVERSAS POSSO APRESENTAR AO USAR UM DIU/SIU? Entre as reações adversas mais comuns estão as alterações do fluxo menstrual. O DIU (de cobre), por não conter hormônio, provavelmente não irá alterar a frequência das menstruações, porém poderá causar um fluxo menstrual mais intenso e possível aumento das cólicas menstruais nos primeiros três meses de uso. Já o SIU (hormonal), devido a liberação local do hormônio, costuma diminuir a intensidade do fluxo, a duração das menstruações e, após alguns meses de uso, cerca de 50% das mulheres param de menstruar. USAR DIU/SIU PODE DIFICULTAR QUANDO A MULHER TENTAR ENGRAVIDAR? Não! Quando a mulher decidir que quer tentar engravidar, deve consultar o médico. O profissional vai retirar o dispositivo na mesma maneira que foi inserido, dentro do próprio consultório. Após a retirada, a fertilidade voltará ao normal imediatamente, não importando por quanto tempo você utilizou o método.

MITOS E VERDADES SOBRE O DIU/SIU:

· NÃO CAUSAM ABORTO: como já citado, os dois métodos impedem que o espermatozoide encontre o óvulo, portanto eles nem deixam a gravidez ocorrer.

· NÃO PROTEGEM DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: assim como outros métodos contraceptivos como a pílula ou injeção, o DIU/SIU não protege de DST’s. A única forma de preveni-las é usando preservativo!

· O DIU/SIU PODE SAIR DO LUGAR: sim, existe uma chance do organismo não aceitar o dispositivo, mas esta taxa é muito pequena, menos de 5%. E se isso acontecer, o seu corpo vai te avisar: cólicas mais fortes e frequentes e sangramentos incomuns são alguns dos sintomas. Caso isso ocorra, a paciente deve procurar atendimento médico.

· QUEM NUNCA TEVE FILHO PODE USAR: sim, mulheres que nunca tiveram filhos podem escolher o DIU/SIU como método contraceptivo sem nenhum problema. E as taxas de fertilidade não se alteram devido ao uso.

· O DIU/SIU ALTERA A OVULAÇÃO: não, nenhum deles (seja o de cobre ou o hormonal) interfere na ovulação. Inclusive, mesmo as mulheres que param de menstruar quando usam a opção hormonal, podem sentir todos os efeitos do corpo neste período: sintomas pré menstruais (a famosa TPM) e alteração do muco vaginal.

· O DIU/SIU ATRAPALHA AS RELAÇÕES SEXUAIS: não, o dispositivo é inserido no útero e se adapta ao local. As relações sexuais são contraindicadas somente nos primeiros dias após a colocação, depois disso, a grande maioria das mulheres nem se lembra que está usando.

DECIDI COLOCAR O DIU, O QUE DEVO FAZER AGORA?

· O primeiro passo é procurar um médico da área de ginecologia, pois somente ele poderá indicar o melhor método para você – DIU (de cobre) ou SIU (hormonal)

· Após a primeira consulta e exames clínicos, o profissional pode solicitar exames complementares como o preventivo de rotina e ultrassonografia transvaginal.

· Feitos estes exames, a paciente retorna para o médico avaliar os resultados e, juntos, decidirem pela implantação e data para tal – O DIU pode ser inserido nos primeiros 7 dias do ciclo menstrual (para maior conforto da paciente), mas também pode ser inserido fora dos dias da menstruação, desde que não haja gravidez (um teste 24 horas antes é recomendado).

· Após o procedimento, é recomendável que seja realizada uma consulta em um período de 4 a 2 semanas para verificar a colocação correta e quaisquer problemas. Posteriormente, é recomendado que se realizem retornos anuais ou mais frequentemente se for clinicamente indicado por seu médico – alguns profissionais também podem solicitar uma nova ultrassonografia para garantir o sucesso do procedimento.

Tem mais alguma dúvida ou pensa em colocar o DIU/SIU? Fale conosco! Na Med&Co - Núcleo de Especialidades Médicas de Sete Lagoas, nossa equipe da área de ginecologia possui vasta experiência neste procedimento.

Comments


R. Cândido Azeredo, 128 - Centro - Sete Lagoas - MG

             Whatsapp: 31 9 9512 5731

             Telefone: 31 3177 0202

             Responsável Técnico: Dr. Márcio Cota

WHTS.png
bottom of page