SAÚDE BUCAL EM DIA PODE PREVENIR OUTRAS DOENÇAS
- Med&Co.
- 14 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Saúde bucal não é só ter dentes bem alinhados, limpos e bonitos. Não se trata só de estética. Manter a saúde oral em dia é algo fundamental para uma vida saudável em geral, a saúde da boca está diretamente relacionada à saúde de todo o organismo.
No mundo inteiro, segundo a OMS, cerca de 3,5 bilhões de pessoas são afetadas por doenças bucais. E a grande maioria delas está diretamente ligada à falta ou má higiene. Como consequência, as principais doenças bucais são: cáries, gengivite, periodontite, afta, halitose e placa bacteriana. E além disso, esta higiene precária também pode ter relação com o desenvolvimento de outras doenças como doenças cardiovasculares, no pulmão, diabetes, problemas articulares, câncer de boca, osteoporose, entre outras.
A boca é uma porta de entrada importante para o corpo humano e por isso precisa estar sempre descontaminada e protegida de bactérias patogênicas. Na flora bucal existem bactérias que se entrarem na corrente sanguínea, podem causar sérios problemas de saúde como, por exemplo, a endocardite bacteriana, uma doença no coração.
Além disso, várias doenças apresentam sintomas que começam pela boca. Lesões e problemas de gengiva podem ser indicativos de herpes, HIV, leishmaniose, sífilis, tuberculose, candidíase generalizada. Por isso a manutenção de rotina da saúde da boca também deve ser mantida, assim como a rotina de exames que cuidam de outras partes do corpo humano. Pela boca, um profissional de odontologia pode detectar sinais de doenças através do hálito, saúde da gengiva ou desgaste dos dentes. E assim, indicar ou encaminhar para outro especialista na área de saúde.
Rotina da Saúde Bucal
Periodicidade indicada de consulta: 6 em 6 meses para limpeza e avaliação geral ou de acordo com o recomendado pelo profissional após algum diagnóstico específico, como uma doença periodontal, por exemplo.
Cuidados diários básicos:
· escovação 3 vezes por dia, principalmente à noite, quando a salivação, que é uma proteção natural da boca, diminui;
· uso do fio dental diariamente, pelo menos 1 vez ao dia, de maneira cuidadosa – atenção ao sugo gengival em cada dente, seguindo a curvatura do mesmo;
· uso de enxaguante bucal indicado pelo profissional de odontologia, de acordo com seu caso específico. Algumas pessoas podem ter intolerância ao produto, por sensibilidade da mucosa da boca ou dos dentes;
· em crianças, a higiene deve ser sempre supervisionada pelos pais – desde bebê, na limpeza da gengiva e língua com uma gase, até a escolha certa da pasta de dentes com o nível certo de flúor para cada idade e acompanhamento na escovação e uso do fio dental.
E o mais importante para se lembrar: cuide da sua boca como você cuida do resto do seu corpo. Todo tratamento terá mais eficácia se o problema for diagnosticado o mais cedo possível. Portanto, nunca deixe de visitar um dentista.

Dra. Daffny Lanza
Graduada em Odontologia na Faculdade Newton Paiva, Especialista em Implante e Prótese e em Harmonização Orofacial. Professora na pós graduação Implante e
Prótese desde 2017
Comments